sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Novo livro de Frei Ivo


Na lida pastoral com o povo de Deus, nos defrontamos diariamente com casos meio espinhosos, que não se encaixam imediatamente nas normas da Igreja (Código Direito Canônico). De um lado, temos as normas comuns de conduta, na reta compreensão da fé e da doutrina da Igreja, que são comuns a todos os fiéis cristãos católicos. De outro lado, nem tudo o que aparece no cenário da Igreja tem uma resposta objetiva, clara e imediata, como se espera. Por isso, quando nos perguntam se pode ou não pode, a nossa tendência é sempre dizer que depende de caso pra caso e que nem tudo se encaixa no Direito Canônico.

Em base a isso, nos foi solicitado, aqui na Diocese de Duque de Caxias e São João do Meriti Diocese, que colocássemos por escrito um Guia, que pudesse melhor orientar os fiéis desta porção do povo de Deus onde estamos atuando. Inicialmente, pensamos que seria desnecessário, uma vez que já temos o Guia de Orientação para os Casos Especiais, da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNBB, 2005). Também já temos dois livros publicados; um sobre os Direitos e Deveres do Povo de Deus e outro, sobre os casos de pessoas que casaram na Igreja e que não encontraram o caminho da salvação naquele casamento, que poderiam ter outra chance. Mesmo assim, sempre aparecem casos novos, que nos motivaram a levar adiante este pequeno guia intitulado: Guia da Diocese sobre Casos Pastorais. É uma síntese, motivada por de dez casos que surgiram de nossos trabalhos pastorais do dia a dia dentro e fora desta diocese.

O livro tem a apresentação do Bispo da Diocese, que afirma o seguinte:
As normas da Igreja não são leis para proibir, mas para orientar o cristão num caminho coerente de vivência de sua fé, segundo a proposta de Jesus no Evangelho. De leitura agradável e com exemplos concretos, o Guia procura esclarecer as condições para a recepção dos sacramentos, orientando para que aconteça de modo responsável e venha a produzir os frutos de santidade que Jesus quer conceder (Dom José Francisco Rezende Dias)

Que o Espírito do Senhor nos ilumine nesta seara em prol da misericórdia do Bom Pastor, que norteia nossa ação evangelizadora em prol da salvação das almas, como lei suprema da Igreja (cânon 1752).

Nenhum comentário: