quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Paróquia Virtual


Vivemos numa época de novas perspectivas na Igreja, tendo em vista o anúncio da Boa Nova de Cristo. O convite feito pelo Magistério da Igreja em “anunciar o Evangelho de cima dos telhados”, nos desafia aos novos “areópagos”. Cada vez mais, somos convocados a endereçar a mensagem do Ressuscitado a um público alvo que seja específico desses meios de comunicação.
Nessa perspectiva, abre-se o leque de nossa missão, que é a partilha e a interação de nossos conhecimentos, sobretudo na especialidade do direito canônico (Direito da Igreja).

Consolida-se assim a necessidade de abrir uma Paróquia Virtual. Essa paróquia não é territorial, porque não será circunscrita a um determinado território. Também não é uma paróquia pessoal na compreensão do cânon 518, porque a sua porção do Povo de Deus não nos foi confiada naqueles modelos por uma autoridade competente. É, sim, uma paróquia Virtual, porque abrangerá a todos os internautas interessados em dirimir suas dúvidas, ou partilhar seus conhecimentos em direito canônico, independente da sua denominação religiosa ou circunscrição nas modalidades das paróquias tradicionais.

A nossa pretensão é globalizar os conhecimentos nessa área do Direito Canônico, através da internet.

Esta paróquia espera contar com a tua participação, seja ela com interrogações, seja ela com opiniões sobre determinados assuntos específicos de nossa competência. Em outras palavras, este espaço será um fórum de debate, com um portal aberto para o mundo, numa espécie de dois pulmões. Um pulmão vai respirar no nosso universo teológico-jurídico e o outro pulmão, nossa praxe da ação evangelizadora.

Você poderá ser sócio dessa paróquia. Não é necessário ser católico, nem pagar dízimo para entrar nela. Basta que você participe, através de perguntas ou opiniões sobre assuntos de Igreja. Apenas colocamos como critério, que a tua interação possa ser publicada nessa página. Seria ideal que pudéssemos publicar também o seu nome, cidade e estado, sem o endereço para respeitar assim a tua privacy. Se tu quiseres, podes usar um pseudônimo em tua interação. A resposta à tua questão, sempre que julgarmos interessante e conveniente ao universo de nossa interação, será disponibilizada no espaço abaixo o mais breve possível.

Seja bem vindo!!!

Frei Ivo Müller, OFM
Pároco Virtual

Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite Frei Ivo. Desculpe se faço a colocação no lugar indevido, mas não localizei outro.
Sou divorciado, e infelizmente não tenho uma boa convivência com minha ex mulher, mas tenho excelente convívio com meus dois filhos menores.
Recebi hoje a notícia de que minha filha será batizada no próximo domingo, por ela própria, não pela mãe.
Não fui comunicado, não fui convidado, nem mesmo meus pais, que são avós presentes e que amam incodicionalmente minha filha.

Esse batismo pode ocorrer sem que eu seja excluído dele, sem que seja ao menos comunicado?

Estive no batismo do meu filho mais velho, participei do curso e todas as exigências. Sou católico, casado no religioso e praticante.

Agradećo sua atenção.